Hábitos saudáveis que podem mudar sua vida (para melhor)

 

HÁBITOS SAUDÁVEIS - PARTE I

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HÁBITO 02. BEBA ÁGUA

 

A maior parte do organismo humano é formada por água, 75% dos músculos – por exemplo – é água. Portanto, é importante consumir uma boa quantidade de água diariamente para manter a saúde.

 

Com a ingestão de água provocamos uma diurese maior, o que favorece a eliminação de toxinas e previne algumas doenças.

 

Os especialistas vão mais longe e insistem na importância do consumo da água em jejum. Mas por que?

 

Segundo o Instituto Europeu de Hidratação, a água é o solvente que permite muitas das reações químicas vitais do organismo, ajudando a manter as funções corporais.

 

Confira abaixo uma lista dos benefícios, segundo o instituto.

 

Cinco benefícios do consumo de água em jejum:

 

  • Uma hidratação adequada é importante para o funcionamento correto do cérebro. Quando estamos hidratados adequadamente, as células do cérebro recebem sangue oxigenado e o cérebro permanece alerta.​

  • O consumo adequado de água é essencial para o bom funcionamento dos rins, ajudando-os a eliminar através da urina os resíduos e nutrientes desnecessários.

  • A água melhora o trato digestivo, já que é necessária na dissolução dos nutrientes para que estes possam ser absorvidos pelo sangue e transportados para as células.

  • A água também é uma grande aliada da pele, ajudando a manter a elasticidade e a tonicidade.

  • A água também atua como um lubrificante para os músculos e articulações: ajuda a proteger as articulações e também o melhor funcionamento dos músculos.

 

Segundo Carmen García Torrent, nutricionista e licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, o recomendável é tomar de um a dois copos de água em jejum (preferencialmente, com limão) e, em seguida, continuar bebendo o líquido o resto do dia até chegar aos dois litros.

 

A nutricionista também afirma que, depois da ingestão de água, é preciso esperar pelo menos dez minutos antes de fazer alguma refeição para que a água possa atuar sobre o corpo.

Vale lembrar que a sede é um reflexo da desidratação e, por isso, é aconselhado não esperar sentir sede para beber água.

HÁBITO 03. ARRUME SUA CAMA

Além de alterar o ambiente (do sono para o despertamento) e influenciar (positivamente) na produtividade – especialmente daqueles que trabalham em casa – arrumar a cama traz um certo sentimento de realização. Afinal, são as pequenas coisas na vida que importam!

Ademais, ao arrumar a cama, você diz para você mesmo que pode exercer controle sobre algumas coisas. Pois, como bem disse Timothy Ferriss: “não importa quão difícil esteja seu dia ou quão catastrófico ele possa se tornar, você pode fazer a sua cama”. Simples, mas poderoso!

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